domingo, 1 de março de 2009

Um Comando da 12ª Cmds


JOSÉ MEGRE

Nascido a 26 de Março, de 1946, em Lisboa - Portugal, faleceu na madrugada de 21 do corrente mês, de doença prolongada conforme aqui noticiamos, foi a enterrar ontem após missa de corpo presente, saindo o seu cortejo fúnebre às 12 horas da Basílica da Estrela, onde esteve exposto, para Águas de Penamacor, onde se localiza a propriedade da família.

Engenheiro Mecânico de profissão, o gosto e dedicação pela aventura desportiva, transportou-o a uma vida impar e ao percurso dos mais belos e também perigosos caminhos de todos os continentes deste Planeta, criando inclusive para tal, o Clube Todo-o-Terreno. É por isso considerado hoje, o Pai do Todo-o-Terreno em Portugal.

Já na sua juventude foi um vencedor ao participou em provas de perícia e velocidade. Durante a sua comissão militar que cumpriu com honra e destemor, como alferes Comando em Angola, e a percorreu de lés a lés no seu Mini-Mok, se adivinhava o empenho em conhecer novos horizontes. Com ele tive o privilégio de conviver e frequentar o mesmo curso de Comandos, ficando ele a pertencer à 12ª CC, uma das mais castigadas com mortos em combate e também das que mais resultados operacionais obteve. Também aqui demonstrou a sua vontade de vencer, tendo sido por isso agraciado com uma Cruz de Guerra.
.

José Megre, de camuflado, após uma operação e junto a material capturado

Foram os automóveis a grande paixão da sua vida, mas também as motos e os Todo-o-Terreno, e na qualidade de Engenheiro Mecânico iniciou o seu longo percurso profissional, no Grupo Entreposto em Lisboa, como Director Técnico, Administrador e Consultor para as grandes marcas de Automóveis e Camiões. A sua paixão pelos desportos mecânicos estava intimamente ligada a sua profissão, o que o levou a viajar, aprender, especializar-se e a participar. Foi Piloto de velocidade em circuitos e rampas, preparador de viaturas de competição. Piloto de Ralis (3 Ralis do Campeonato do Mundo WRC). Piloto de Todo-o-Terreno (Primeiro Clube Todo-o-Terreno em Portugal) de que foi co-fundador e sócio nº 1.
Co-Fundador e, até à data, Presidente do Clube Aventura, que continua a organizar o Raid Transportugal, iniciado em 1986 e que, desde 1997, é patrocinado pela Accenture, tendo como co-patrocinador a Oracle, desde 2008. Ver site
http://www.raidtransportugal.com/. 1982 - Empresário desportivo na organização de eventos Todo-o-Terreno desde 1986 Criador das primeiras e mais importantes competições Todo-o-Terreno em Portugal: Baja Portalegre (1987) e da Baja Portugal (1988)., Vodafone 1000/Rally Transiberico (2005), das 24 Horas, 6 Horas, e 3 Horas Todo-o-Terreno em Fronteira ainda do Raid Transportugal Accenture – Oracle.

Foi também Escritor. Editou três livros sobre o Rali Paris – Dakar, e as suas viagens pelo Mundo e aguardava a publicação de um outro para este ano. Criador e Organizador de inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, África, Ásia e Américas. Cada uma, com uma extensão de 10.000 a 25.000 km, entre elas:


Lisboa – Bissau (1990, 1992) - Lisboa – Bissau (1990, 1992) - Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991) - Lisboa – Cidade do Cabo (1992) - Capetown – Nairobi – Turkana (1997) - New York – Los Angeles (TansAmérica 1993) - América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994) - Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996) - Guatemala – Panamá (1996) - Caracas – Rio de Janeiro (1996) -Ushuhaia – Buenos Aires (1997) - Bombaim – Butan – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001) - Oklahoma City Seattle (2001) - Vancouver – Quebec Transcanada (2001) - Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006) - Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006) - Lisboa – Maputo (2007).


Entre várias outras viagens, com 3.000 a 5.000 km, entre elas, cerca de 50 em Marrocos e ainda: Emirates e Oman - Abidjan – Cotonou - Beirute - Damasco – Amam – Aqaba - Arménia – Geórgia e Azerbeijão - Uganda – Rwanda – Burundi - Kenya – Tanzânia - Alice – Darwin – Sydney (Austrália).

Nestas e noutras viagens aos países do Mundo, conduziu mais de 930.000 Kms fora de Portugal.
Vendeu a sua empresa "Organizações Aventura" ao ACP (Automóvel Club de Portugal) em 2006, era agora, Consultor dos eventos – Baja Portalegre, Rali Transibérico, 24 Horas de Fronteira – actualmente organizados pelo Automóvel Club de Portugal.
Estaria já dedicado à sua propriedade de família, situada nas Águas - Penamacor, Beira Baixa, onde construiu dois circuitos de todo-o-terreno, de 10 km cada um, e onde tencionava preparar uma exposição da sua colecção de brinquedos em miniaturas, para além dos automóveis, de outros objectos e motos da sua vida, que desejava tivesse lugar em Setembro de 2008.
O antigo lagar de azeite da propriedade é agora um pequeno museu de utensílios, ferramentas e máquinas agrícolas do século passado.

MEDALHAS, CONDECORAÇÕES, PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Medalha de Cruz de Guerra (Angola)
Distintivos de Membro honorário da Torre de Espada do valor, Lealdade e Mérito com Palma e da Medalha do Valor Militar com Palma.
Medalha das Campanhas em África 67/70
Prémio Alfredo César Torres – FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting)
Personalidade do Século XX – Confederação de Desporto por proposta da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico
Personalidade do Ano 2006 – Confederação de Desporto por proposta da FPAK
Troféu Rodas de Prata – (ACAP) Associação do Comércio Automóvel de Portugal
Prémio Autosport Volante (2003).
.
Fotos Militares - Celestino Rodrigues
Compilação da Web e arranjos - Victor Santos


Nenhum comentário: